Em meados de 2012, devido à experiência de décadas na área de serviços de consultoria, programação, assistência técnica de máquinas e de comandos, diversos clientes solicitaram consultorias para conformidade de suas máquinas com o intuito de atender as exigências da Portaria nº 197 de 17 de dezembro de 2010. Desde então trabalhamos para adequação a NR12.
Verifique como é feito a adequação a NR12:
INVENTÁRIO
Tem força de lei e estabelece medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação a instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes de trabalho.
A Semac elabora os inventários atendendo as exigências da NR-12 no item 12.153, dando início ao processo de adequação das máquinas e equipamentos. O inventário é o documento principal para identificar e avaliar as conformidades realizadas das máquinas e equipamentos. Incluímos nos inventários a elaboração das plantas baixas e emissão da ART.
ANÁLISE DE RISCO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Análise de risco é a apreciação do risco composta por determinação dos limites da máquina ou equipamento, identificação dos fenômenos perigosos e a estimativa de risco.
É realizado um Raio X da máquina analisando todas as funções do equipamento e a sua operação com relação à segurança em conformidade á NR12. É feito um diagnóstico, ou seja, relacionam-se todos os itens não conformes, para que o cliente possa ter conhecimento amplo das alterações a serem realizadas. Tendo como diferencial as recomendações mais adequadas a serem feitas para atender as exigências da Norma, com o melhor custo benefício e com total imparcialidade, indicando os possíveis componentes e seus fabricantes, garantindo segurança e a utilização dos melhores recursos. Além disso, a Semac classifica os pontos de perigo, com estimativa de risco, facilitando ao cliente a realizar seu Plano de Ação e determinar os valores a ser investido na adequação das máquinas. A documentação entregue ao cliente estará de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho incluindo o fornecimento da ART.
HRN (Hazard Rating Number)
HRN é a estimativa quantitativa de risco que tem como finalidade facilitar a prioridade de adequação das máquinas e equipamentos que oferecem maior risco ao trabalhador. Deverá ser realizada por profissional com profundo conhecimento técnico de máquinas e dispositivos.
ADEQUAÇÃO
Nesse processo consiste em modificar, reformar e adequar as máquinas com o intuito de eliminar ou reduzir os riscos, interferindo minimamente no processo de trabalho.
A Semac reforma, monta e adequa as máquinas o que está relacionado aos itens elétricos, eletrônicos, hidráulicos, pneumáticos e proteções através de seus serviços e parcerias, utilizando componentes que são certificados e emissão de ART.
Pelos seus conhecimentos do processo e funcionalidade das máquinas a adequação realizada irá interferir minimamente no processo de trabalho. Mesmo não tendo acesso ao software da máquina iremos buscar uma solução em paralelo para a adequação.
PLANO DE AÇÃO
É apresentado recomendações necessárias para a adequação. Em função das “Adequações Necessárias” obtidas da Análise de Risco, podemos desenvolver em conjunto com o cliente o plano de ação, definindo as possíveis alterações a serem feitas, e o cliente poderá apresentar ao Ministério do Trabalho com o intuito de evitar multas durante o atendimento da Norma.
LAUDO DE ADEQUAÇÃO
Após as adequações necessárias, é emitido o Laudo de Adequação, atestando a segurança, o bom funcionamento e as regularidades. Os certificados dos componentes utilizados na adequação e a emissão da ART acompanham o Laudo de Adequação.
CAPACITAÇÃO
A Semac pode elaborar treinamentos específicos para capacitação dos operadores, preparadores e equipe de manutenção das máquinas.
Preze a segurança de seus trabalhadores e não deixe que sua empresa seja autuada. Solicite uma visita de um dos técnicos responsáveis e a Semac terá o prazer de apresentar uma proposta adequada a sua empresa.
(DISPONIBILIZAR PORTARIA DA NR12 NO SITE)